Os motoristas de caminhões, especialmente os que trafegam pelas estradas, costumam se comunicar através de sinais, o que muitas vezes evita acidentes. Os principais sinais utilizados pelos caminhoneiros são os seguintes:
1 – Pisca-pisca ligado para a esquerda (indica que vem um veículo em sentido contrário e não há condições de ultrapassagem).
2 – Pisca-pisca ligado para a direita (indica oista livre para ultrapassagem).
3 – Piscar os faróis para o veículo que vem em sentido oposto, com a mão oscilando como um pêndulo (indica acidentes na pista – colisão, queda de barreiras, pista impedida, animais ou pedestres na pista).
4 – Piscar três vezes o farol, com a mão para baixo com quatro dedos abertos (indica animais na pista).
5 – O mesmo sinal com apenas dois dedos (pedrestes na pista).
6 – Piscar faróis duas vezes seguidas (durante o dia) ou ligar e desligar as luzes rápida e sucessivamente por duas vezes, à noite (indica Polícia Rodviária).
7 – Pisca-pisca da direita e da esquerda ligados alternadamente repetidas vezes (indica caminhão vindo em sentido contrário e alerta para a largura da carroceria, ajudando a evitar colisões em pistas estreitas ou secundárias). Piscar faróis insistentemente para o veículo que vai à frente ou dar toques intermitentes na buzina (indica que qualquer coisa não vai bem ou que o motorista está com sono e dirigindo com perigo e imprudência).
8 – Buzinar duas vezes rapidamente (indica agradecimento).
9 – Pisar de leve no freio por duas vezes, complementando com gesto de braço (indica que o veículo à frente vai parar).
10 – Piscar farol, buzinar insistentemente, ligar-pisca alerta (indica alguma situação de desepero, como por exemplo, perder o freio numa descida).
Fonte: Shell Responde Motoristas.