PNEUS
1 – É possível utilizar pneus de marcas diferentes, contanto que tenham o mesmo desenho e sejam colocados em eixos diferentes. Por exemplo: pneus de marca igual nas rodas dianteiras ou nas traseiras.
2 – Pneus do mesmo eixo devem ter desgaste semelhante, para evitar que novo (com sulco) e um quase “careca” prejudiquem o comportamento da direção.
3 – Verifique se há sujeira na jante, que pode prejudicar a vedação do pneu e permitir a saída de ar.
4 – O desgaste normal do pneu é indicado pelo limite de 1,6 milímetro tolerado pelo fabricante. O sulco raso e nivelado com inscrição TWI ou um triângulo na lateral, próximo ao ombro, indica o desgaste.
5 – Além do desgaste normal, por inteiro, pode ocorrer o desgaste da lateral, por desalinhamento do carro, no meio do pneu (arrendondado), por pressão muito alta, e nas duas laterais, devido a pressão baixa.
6 – “Cantar” pneus nas curvas, freagens e arrancadas violentas; e velocidade alta provocam maior desgaste.
7 – Não utilize derivados de petróleo, pois estes produtos agem diretamente na textura do pneu, que acaba perdendo elasticidade.
8 – Evite “raspar” o pneu no meio-fio na hora de estacionar.
9 – Não esqueça de calibrar o estepe, observando também o seu estado de conservação, para evitar surpresas desagradáveis numa emergência.
VEÍCULOS
1 – Serviço – deixe seu carro ser cuidado por alguém em quem você confia e, de preferência, que dê acesso ao serviço.
2 – Combustível – escolha um posto para abastecer. Assim, você evita a adulteração com a mistura de combustíveis de posto para outro.
3 – Pneus – devem ser calibrados uma vez por semana. Ou então, você pode perder os pneus e consumir mais combustível.
4 – Alinhamento e Balaceamento – mantenha o veículo sempre regulado.
5 – Manutenção – obedeça o plano do fabricante do veículo, principalmente no que diz respeito a lubrificantes, inclusive os recém-lançados sintéticos.
6 – Dia-a-Dia – verificar regularmente a solução da bateria e o nível do óleo.
7 – Faróis – tenha sempre regulados. E cuidado na utilização dos faróis altos. O motorista ofuscado ficará um certo tempo sem enxergar, após passar pelo seu carro.
8 – Segurança – cheque sempre os freios, utilize o cinto de segurança dirija Defensivamente e esteja sempre em dia com o seguro.
Fonte: Dicas do Engenheiro Mecânico Welliton Quintella Nunes.